Maria Antonieta

 

maria-antonieta-poster03

Ficha Técnica


Título no Brasil:  Maria Antonieta
Título Original:  Marie Antoinette
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 123 minutos
Ano de Lançamento:  2006
Estréia no Brasil: 16/03/2007
Site Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/marieantoinette/site/
Estúdio/Distrib.:  Columbia Pictures
Direção:
Sofia Coppola 

Figurino: Milena Canonero

Elenco

Kirsten Dunst (Maria Antonieta)
Marianne Faithfull (Maria Teresa)
Steve Coogan (Embaixador Mercy)
Judy Davis (Condessa de Noailles)
Jason Schwartzman (Rei Luís XVI)
Rose Byrne (Duquesa de Polignac)
Al Weaver (Conde d'Artois)
Shirley Henderson (Tia Sophie)
Molly Shannon (Tia Victoire)
Rip Torn (Luís XV)
Jean-Christophe Bouvet (Duque de Choiseul)
André Oumansky (Cardeal de la Roche)
Asia Argento (Madame du Barry)
Guillaume Gallienne (Vergennes)
Aurore Clément (Duquesa de Char)
Jean-Paul Scarpitta (Barão Scarpitta)
Lucien Rolland (Arcebispo de Reims)
Mary Nighty (Princesa Lamballe)
Clementine Poidatz (Condessa de Provence)

 

Sinopse

O filme mostra um clássico estilizado, uma interpretação mais humana sobre a vida de Maria Antonieta (Kirsten Dunst), uma jovem princesa austríaca que, em 1774, tornou-se a rainha da França. Casando-se com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo político entre esses dois países

Na corte de Versalles ela passa a seguir rígidas regras de etiqueta, e se depara com um ambiente cheio de, intrigas e escândalos, que a sufocam, uma vez que, sua posição como rainha é ameaçada devido a não consumação de seu casamento, e assim conseqüentemente a falta de um herdeiro para o reino francês. Quando finalmente o casamento foi consumado depois de 7 anos, ela se tornou mãe, aos 22.

Deslocada nesse mundo traiçoeiro e controlador, ela cria um universo fantasioso, desfilando figurinos espetaculares, com inúmeros vestidos, sapatos, e penteados inusitados. Ela passa então a influenciar as mulheres francesas.

Porém seus exageros, começaram a perturbar a população, as vésperas da revolução francesa,

E logo ela passa a ser odiada, acusada por sua falta de interesse político, gastos excessivos, além de adultério, como o caso amoroso entre ela e o conde sueco Fersen (Jamie Dornan).

Sendo idealizada pelo seu estilo, ou vilanizada por ser imperdoavelmente inatingível com seus objetivos, Maria Antonieta representou uma figura importante para França.

Figurino

O figurino, sob os cuidados de Milena Canonero é sensacional.

O filme apresenta diversos vestidos, sapatos, penteados, e cenários espetaculares. A moda do século XVIII é representada de uma maneira fantasiosa, cheia de excessos nos inúmeros looks que podem ser vistos ao decorrer do filme.

As cores giram em torno de biscoitos e bolos, os tons predominates são suaves. Ha presença do rosa, azul , amarelo .

Há uma evolução nas cores dos looks No começo do filme vemos cores frias com uma Maria Antonieta mais sóbria, na sua chegada da Áustria a França, logo as cores passam a ser vivas com uma Maria Antonieta mais festeira, depois cores suaves na fase naturalista em seu refúgio no Petit Trianon, e por fim tonalidades mais escuras na fase que beira a revolução.

O figurino da época se refere ao estilo rococó, presente na elegância, nos enfeites.

A extravagância, ornamentação e sofisticação eram a essência do estilo.

Há uma harmonia apesar da extravagância. Os vestidos tem um ar de clássico estilizado.

Os vestidos vistos na corte eram sofisticados e esplendidos. Eram compostos por uma saia, uma sobresaia e um pedaço de tecido triangular que cobria o peito e o estômago e era encaixado numa abertura frontal do vestido. Por debaixo ainda tinha o corpete, armação lateral, além das ancas que davam forma a silhueta.

Os vestidos eram adornados com babados, amarrações, fitas e flores artificiais.

O busto era enfeitado com fitas, acentuando as formas. Além de ser moldado pelo corpete. Criando um ar de sedução.

Quando Maria Antonieta incorpora costumes ingleses à corte, como passear pelo campo e o estilo de vida ao ar livre. As vestes também sofrem uma mudança. Os vestidos simples de algodão, chapéus de palha são escolhidos para fugir de um ambiente cheio de rigores.

Já na época da revolução. Os vestidos ficam mais austeros, com cores escuras. A extravagância é deixada de lado. O que não significa que a elegância não tenha permanecido.

cream3                fase austriaca – fase sóbria

600--maria_antonieta_03               fase na corte francesa

F_cannes06_marie-antoinette4-20060516-134745               fase na corte francesa

 

maria-antonieta01                fase na corte francesa

 

 

i-2132                 fase na corte francesa

 

shoes1                 fase na corte francesa

 

 

masq2                   baile mascaras

 

 

trianon                   fase naturalista

 

revolução                    fase revolução

Figurines de Moda


Figurines de Moda

Feyerabend, F.V. Figurines de Moda – Patrones para ilustración de moda.
Barcelona: Gustavo Gili, 2007. 160p.
Figurines de Moda é um guia para estudantes de moda ou profissionais da área de ilustração de moda.
O livro é composto por figuras femininas, masculinas, de gestantes, jovens, e figuras para desenhos técnicos.
Há diversas poses para se inspirar, além de representações de rostos e penteados.


Herói


Herói – A força de um herói unirá uma nação


Ficha:


Titulo Original: Ying Xiong
Duração: 96 minutos
Genêro: Ação
Direção: Zhang Yimou
Ano: 2002
País de Origem: China
Roteiro: Li Feng, Zhang Yimou e Wang Bin
Distribuição: Miramax Films/ Universal Pictures/ Buena Vista International/ UIP/ Warner Bros
Fotografia: Cristopher Doyle
Figurino: Emi Wada
Música: Tan Dun


Elenco:

Jet Li (Sem Nome)
Tony Leung (Espada Quebrada)
Maggie Cheung (Neve que voa)
Zhang Ziyi  (Lua)
Daoming Chen (Rei Qin)
Donnie Yen (Céu)
Zhang Yi (Guarda)




Sinopse:

        O filme se trata de um épico na época das guerras chinesas há dois mil anos atrás, que combina ação e emoção através da mistura de artes marciais com sentimentos de lealdade e confiança.
        O épico conta a história de um guerreiro, Sem Nome(Jet Li), o qual pretende vingar a morte de seu povo matando o imperador Qin, que deseja unificar o reino da China. Temendo por sua morte, uma vez que três assassinos estão dispostos a isso, o imperador não permite que cheguem a cem passos dele. Entretanto, Sem Nome que se passa por um dos magistrados do reino de Qin consegue isso como recompensa por ter trazido as armas dos assassinos consigo, o que significaria a morte dos assassinos.
        O imperador pede que Sem Nome narre como tudo aconteceu até sua chegada, que o permitiu ficar a dez passos do imperador e assim poder concluir sua vingança.
        O desenrolar da história é repleta de cores, que desempenham um papel importante no filme, pois cada tom gera uma emoção diferente para história. As tonalidades como vermelho, azul, verde, branco e preto podem ser vistas tanto nos cenários quanto no figurino dos personagens, compostos por armaduras e quimonos com tecidos leves e mangas gigantes, que sugerem a sensação de delicadeza quando voam durante as artes marciais, proporcionando uma visão poética sobre a guerra.