Coco antes de Chanel

 

6

 

foto tipica coco

 

O filme mostra a vida de Coco Chanel antes de ser tornar uma estilista famosa, mostra uma menina abandonada pelo pai, uma artista de cabaré que cantava para soldados bêbados, uma humilde costureira que consertava bainhas nos fundos de uma alfaiataria, uma cortesã jovem e magricela, a quem seu protetor, Etienne Balsan, ofereceu um refúgio seguro, em meio a um ambiente de decadência, uma mulher apaixonada que sabia que nunca seria a esposa de ninguém, recusando-se a casar até mesmo com Boy Capel, o homem que retribuiu seu amor. Uma rebelde que considera as convenções de sua época opressoras e preferia usar as roupas dos homens com quem se envolvia. Esta é a história de Gabrielle “Coco” Chanel, que começa a vida como uma órfã teimosa, e, ao longo de uma jornada extraordinária, se tornou a lendária estilista de alta-costura que personificou a mulher moderna e se tornou um símbolo atemporal de sucesso, liberdade e estilo. Coco libertou as mulheres do uso do espartilho e propôs uma nova forma de se vestir.

 

10A atriz francesa Audrey Tautou (de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) incorporou Coco, apelido dado pelo pai na infância.

 

Informações Técnicas
Título no Brasil:  Coco Antes de Chanel
Título Original:  Coco avant Chanel
País de Origem:  França
Gênero:  Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Estréia no Brasil: 30/10/2009
Site Oficial: http://www.sonyclassics.com/cocobeforechanel
Estúdio/Distrib.:  Warner Home
Direção: Anne Fontaine

 

 

9

8 

3

 

4 

12

7

 

11

 

13  

2

 

5

A figurinista Catherine Leterrier revelou que os looks utilizados no longa são reproduções fiéis das peças de Coco Chanel. Sendo que um terno e colares de pérolas utilizados na gravação, são mesmo da estilista.

 

154192-360x306

“A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos, o que está acontecendo.” Coco Chanel
"Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas “estilo Chanel”. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda”.Coco Chanel

 

Fontes:

Sony

Livro Fashion Prints

 

Livro09

Guia passo a passo de bases para desenhos de estampas na área de design de moda. O livro demonstra técnicas para criar um processo fácil que ajuda o leitor a entender e desenvolver suas próprias idéias na criação de estampas.

No final de cada capitulo é mostrado as estampas aplicadas nos croquis.

Acompanha cd com vetor.

 

Digitalizar0001

 

Digitalizar0003

 

Digitalizar0004

 

Digitalizar0006   

Fashion Prints

How to design and draw

Autora: Drudi,Elisabetta “Kuky”

Editora: Pepin Press

Ano 2008

159p

Faculdades de Moda

 

Muitos me perguntam sobre as faculdades de moda, qual é a melhor? Vale a pena mesmo?

Bom, quando me interessei, tive a mesma dúvida, como não era de SP capital, tinha mais dúvidas ainda. Tempos atrás, o curso era restrito ao estado de SP. Hoje encontramos inúmeras faculdades com o curso de moda em diferentes estados.

Segue abaixo uma lista da Revista Manequim, com lugares que oferecem o curso.

Lista

Bom, vou falar um pouco da experiência em relação à escolha. Eu lia no guia do estudante que as melhores faculdades ( na época 2004) eram a FASM , Anhembi e Senac. em SP. E no Sul tinha UEL e UEM.

uni3 Belas Artes

 

Senac

 

Fachada-Fasm

FASM

 

Optei por SP, meio caminho andado, prestei Anhembi Morumbi e FASM, esta exige prova de desenho.

Fui pra Anhembi Morumbi, e constatei, que esse guia não significou absolutamente nada, leia o POST – Anhembi Morumbi – Universidade Sanguessuga.

É até engraçado, que um pouco antes de entrar pra faculdade, tinha visto num mural do cursinho (ia prestar desenho industrial na UNESP) uma menina que tinha prestado e passado em Moda na Belas Artes, e logo pensei, nossa que faculdade é essa, eu não tinha ouvido falar na época, e também pensei, se é pra prestar vou fazer uma que tenha nome e tals... pura besteira.

Em um ano na Anhembi, constatei, o grande equivoco cometido, resolvi transferir, pedi conselhos para os professores, pensei na FASM ou Senac, e uma professora me disse, vá para a Belas Artes. Segundo ela, o curso era novo, ela conhecia os professores de lá e disse que a faculdade estava se empenhando bem no curso, que as outras faculdades por terem nome, só querem ganhar dinheiro e não ligam mais em se empenhar para melhorar a coisa, afinal já conquistaram seu espaço. Claro, não fiz as outras faculdades, o quão boa elas são ou não, não posso confirmar.

Bom, me mudei, porque afinal de contas pior do que estava não podia ficar.

Tive que voltar um semestre, mas tudo bem.

Gostei da mudança, gostei da estrutura, máquinas de costura, a parte de estamparia...

É uma ótima faculdade? Sinceramente, Acho que nenhuma é. Tem umas aulas sem noção, tem professor sem noção, mas no geral fiquei satisfeita.

Na época a mensalidade era uns 800 reais, hoje pelo que vi ta uns 1500,00

Meio que a faixa de preço das faculdades particulares de moda de SP

Hoje tem a FAAP também, na minha época o curso de moda não era faculdade, apenas um curso de 2 anos.

Tem o IED, que na verdade é um curso de 3 anos, hoje talvez faria IED, mesmo não sendo faculdade.

Já conheci meninas que estudam na FMU, e falaram bem do curso.

Bom, opção não falta.

Uma coisa que percebi, tanto nas faculdades que freqüentei, quanto por comentários de meninas que fizeram outras, a parte gráfica do curso, digo o uso de Corel Draw, Illustrator, Photoshop é fraquíssima. Tanto que eu fiz um curso livre de 2 semanas nas férias no Senac.

E valeu pelo 1 semestre que tive de aula na Anhembi, e posteriormente na Belas Artes.

Aliás a maioria dos cursos livres que fiz, valeram a pena. É mais compacto, e objetivo, e a galera que ta lá está mais interessada. Tá lá para aquilo e ponto.

Na faculdade, muitas aulas acabam sendo fracas, até pelo comportamento da classe, que não quer trabalho, quer ficar falando sobre qualquer coisa, menos da aula em si rsrs, não tem como, acaba desfocando um pouco a coisa, claro isso depende do professor também.

E outra coisa, o aluno também faz diferença, tem que correr atrás. Não pode ficar esperando tudo cair do céu. Porque infelizmente não cai.

Bom por hora, é isso que tinha pra compartilhar, aos poucos faço mais relatos dos cursos, estágios, etc.

Anhembi Morumbi – Universidade Sanguessuga

 

Bom, para começar entrei na faculdade no curso de moda em 2005, afinal por ser uma faculdade com nome, e boa nota no guia do estudante e tals, tinha até a história que em 2 anos ganhava um diploma lá....enfim.

Aos poucos fui percebendo o quão despreparada, a faculdade estava. Professores que não gostavam da coordenadora, a coordenadora que parecia meio perdida, e por ai vai, fora isso as disciplinas estavam deixando a desejar, aulas teóricas com mais de 100 alunos numa sala, muito slides e façam um trabalho. Hello?

To pagando pra ter aula né, e não para alguém me falar leia um livro e faça um trabalho, não que ler um livro e fazer trabalhos não faça parte da coisa, mas espera-se por algo, além disso. Tinha também professora louca que chegava atrasada na aula e depois dizia que os alunos não compareciam nas reuniões e dava nota baixa. Ou seja, estava lá a quase um ano e percebi que nada de útil realmente para um período de um ano foi absorvido. Posso dizer que 3 aulas lá foram muito boas, devido aos professores. Uma delas aliás, foi transferida para o curso de pós, deixando o time do curso de graduação desfocado, pois trocaram por outro professor sem noção.

Bom, chorar as pitangas não muda nada, resolvi transferir para Belas Artes, por conselho de uma das professoras que me parecia muito sensata em relação ao ensino ali da própria faculdade.

Em dezembro, pedi transferência, e a central de atendimento da Anhembi, diga-se, de passagem muito péssima, falou que eu devia esperar até janeiro.

Feito, em janeiro, eu mais uma amiga fomos lá pagamos as taxas a serem pagas, assinamos o que tínhamos que assinar, seguindo tudo conforme a faculdade exigiu, e demoraram um mês e pouco pra protocolarem a coisa toda (pra variar muita “competência”), e no dia 10 de fevereiro recebi o ok para transferir, isso porque eu tive que ir até outro campus buscar o requerimento todo, senão, seria mais um século para eu conseguir agilizar a coisa. Isso porque as aulas da Belas Artes já estavam para começar. Até paguei o mês de fevereiro na Belas Artes, e tals. Porque afinal não estava mais na Anhembi.

5 anos mais tarde, depois de ter me formado na Belas Artes tudo certinho, vem uma tal de FMC (empresa de cobranças), falando que eu devia uma mensalidade de fevereiro, pois o protocolo da transferência foi feito no dia 10 de fevereiro, caso tivesse sido protocolado no dia 29 de janeiro, ai não teria gerado o tal boleto de fevereiro.

Muito conveniente não?

Bom já acharia um absurdo ter que pagar na época, por incompetência deles em não fazer um serviço bem feito, imagina depois de 5 anos. Não me ligaram, ou mandaram nenhuma carta um dia depois, dois, ou três. Nem uma semana, um mês, um semestre, um ano depois.

5 anos depois??

Alegam que o sistema financeiro passou por uma reforma.

E eu com isso? Não assinei nenhum contrato dizendo, ficou a disposição de uma faculdade incompetente, e prometo pagar por seus erros, mesmo que 5 anos depois resolvam brincar de serem competentes.

Pesquisando na internet, vi que são inúmeros casos.

Reclame Aqui

Blog Debora Wolf

Fui no PROCON, para ver se resolvia, e eles dizem que tenho que pagar.

Pesquisando na internet mais uma vez, li que nesse tipo de caso, estão todos comprados para favorecerem a instituição. Fiquei decepcionada.

Nem sei se vale a pena entrar com advogado, porque se ta tudo comprado, vai ser dinheiro a mais para esse bando de sanguessugas.

Bom, posso até perder um dinheiro injustamente, mas não vou ficar calada, achando que pode ficar tudo numa boa.

Fica a dica! Não indico a faculdade pra ninguém! Não somente pela cobrança, que acabou sendo gerada pela própria incompetência deles, mas também pela fragilidade do curso.

Se alguém souber de mais casos parecidos, fique a vontade para compartilhar ou até mesmo aconselhar sobre o problema.

 

Paula