Faculdades de Moda

 

Muitos me perguntam sobre as faculdades de moda, qual é a melhor? Vale a pena mesmo?

Bom, quando me interessei, tive a mesma dúvida, como não era de SP capital, tinha mais dúvidas ainda. Tempos atrás, o curso era restrito ao estado de SP. Hoje encontramos inúmeras faculdades com o curso de moda em diferentes estados.

Segue abaixo uma lista da Revista Manequim, com lugares que oferecem o curso.

Lista

Bom, vou falar um pouco da experiência em relação à escolha. Eu lia no guia do estudante que as melhores faculdades ( na época 2004) eram a FASM , Anhembi e Senac. em SP. E no Sul tinha UEL e UEM.

uni3 Belas Artes

 

Senac

 

Fachada-Fasm

FASM

 

Optei por SP, meio caminho andado, prestei Anhembi Morumbi e FASM, esta exige prova de desenho.

Fui pra Anhembi Morumbi, e constatei, que esse guia não significou absolutamente nada, leia o POST – Anhembi Morumbi – Universidade Sanguessuga.

É até engraçado, que um pouco antes de entrar pra faculdade, tinha visto num mural do cursinho (ia prestar desenho industrial na UNESP) uma menina que tinha prestado e passado em Moda na Belas Artes, e logo pensei, nossa que faculdade é essa, eu não tinha ouvido falar na época, e também pensei, se é pra prestar vou fazer uma que tenha nome e tals... pura besteira.

Em um ano na Anhembi, constatei, o grande equivoco cometido, resolvi transferir, pedi conselhos para os professores, pensei na FASM ou Senac, e uma professora me disse, vá para a Belas Artes. Segundo ela, o curso era novo, ela conhecia os professores de lá e disse que a faculdade estava se empenhando bem no curso, que as outras faculdades por terem nome, só querem ganhar dinheiro e não ligam mais em se empenhar para melhorar a coisa, afinal já conquistaram seu espaço. Claro, não fiz as outras faculdades, o quão boa elas são ou não, não posso confirmar.

Bom, me mudei, porque afinal de contas pior do que estava não podia ficar.

Tive que voltar um semestre, mas tudo bem.

Gostei da mudança, gostei da estrutura, máquinas de costura, a parte de estamparia...

É uma ótima faculdade? Sinceramente, Acho que nenhuma é. Tem umas aulas sem noção, tem professor sem noção, mas no geral fiquei satisfeita.

Na época a mensalidade era uns 800 reais, hoje pelo que vi ta uns 1500,00

Meio que a faixa de preço das faculdades particulares de moda de SP

Hoje tem a FAAP também, na minha época o curso de moda não era faculdade, apenas um curso de 2 anos.

Tem o IED, que na verdade é um curso de 3 anos, hoje talvez faria IED, mesmo não sendo faculdade.

Já conheci meninas que estudam na FMU, e falaram bem do curso.

Bom, opção não falta.

Uma coisa que percebi, tanto nas faculdades que freqüentei, quanto por comentários de meninas que fizeram outras, a parte gráfica do curso, digo o uso de Corel Draw, Illustrator, Photoshop é fraquíssima. Tanto que eu fiz um curso livre de 2 semanas nas férias no Senac.

E valeu pelo 1 semestre que tive de aula na Anhembi, e posteriormente na Belas Artes.

Aliás a maioria dos cursos livres que fiz, valeram a pena. É mais compacto, e objetivo, e a galera que ta lá está mais interessada. Tá lá para aquilo e ponto.

Na faculdade, muitas aulas acabam sendo fracas, até pelo comportamento da classe, que não quer trabalho, quer ficar falando sobre qualquer coisa, menos da aula em si rsrs, não tem como, acaba desfocando um pouco a coisa, claro isso depende do professor também.

E outra coisa, o aluno também faz diferença, tem que correr atrás. Não pode ficar esperando tudo cair do céu. Porque infelizmente não cai.

Bom por hora, é isso que tinha pra compartilhar, aos poucos faço mais relatos dos cursos, estágios, etc.

1 comentários:

136nathalia disse...

Olá, eu também fiz moda 1 ano na Anhembi Morumbi, não gostei e sai. Estou a procura de uma nova faculdade.. eu pensei na Belas Artes e na IED, porem a IED não é Bacharel é Tecnólogo, eu ganho diploma de ensino superior mas, não é bacharel... Como você já trabalha na área gostaria de saber se faz diferença um diploma Bacharel ou um diploma Tecnologo. Se puder responder ficarei muito grata! Desde já Obrigada!

Postar um comentário